Quem Somos

Renate Bunning Baldacin


Em 1968 tomei conhecimento da Pedagogia Waldorf, quando ingressei como auxiliar no Jardim de Infância da Escola Waldorf Rudolf Steiner em São Paulo.
Possuo formação em Magistério, Pedagogia e concluí o Seminário de Formação de Professores Waldorf na década de 70.
Através de estudos, cursos, pesquisas e participação em congressos continuo me aprofundando na Antroposofia.
Em 1977, com o apoio de um grupo de pais, formamos o Jardim da Renate com um grupo de crianças e número limitado de vagas, para assim atender melhor as famílias e cada criança individualmente.
Em 2012, mudamos para nosso novo espaço, o Jardim das Borboletas, muito próximo ao local onde tudo começou, com o mesmo carinho e atenção dedicados a cada criança.
Com base nos preceitos da Pedagogia Waldorf, recebemos crianças de faixa etária heterogênea. Tudo no ambiente é preparado e pensado para ser a continuidade do lar.

Marina Negrão



Sou Marina Negrão, brasileira, casada, mãe de três filhos, nascida em São Paulo em 22.12.73.
Desde os meus quatro anos de idade frequentei Jardim de Infância Waldorf, depois cursei e me formei na Escola Waldorf Rudolf Steiner e, posteriormente, vim a me formar no curso superior de Direito e passei a exercer a profissão de advogada durante dez anos.
Em 2002, com o ingresso do meu filho mais velho no Jardim de Infância da Renate Baldacin e, através de um maravilhoso e especial convite dela para estagiar em seu Jardim, veio a força e a coragem para uma grande e muito desejada transformação....... a de me tornar uma jardineira.
Desde então não foi mais possível, graças a Deus, retornar a qualquer outra profissão, senão passar a me dedicar a esta tão especialmente agraciada, de educar, cuidar e zelar pelas crianças pequenas.
Passei, então, a cursar e me formei no Seminário para Professores Waldorf na Escola Rudolf Steiner de São Paulo; continuo sempre estudando e me aperfeiçoando, através de cursos e congressos, neste estudo da Antroposofia e Pedagogia Waldorf.
Fui Jardineira e Materneira no Jardim da Renate e desde janeiro de 2012 nos tornamos sócias no atual espaço denominado Jardim das Borboletas onde, atualmente, sou Materneira.